ÍNDICES
-AÇUDES, RIOS, RIACHOS, TANQUES E CACIMBAS
-ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADES MUNICIPAIS
-APARELHOS, INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS
-BAIRROS, RUAS, PRAÇAS E LADEIREAS
-CASARÕES E PRÉDIOS HISTÓRICOS
-CIRCOS E PARQUES DE DIVERSÕES
-CLUBES, BANDAS E FILARMÔNICAS
-CRENÇAS, RELIGIÕES E SUPERTIÇÕES
-ESTABELECIMENTOS E EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS
-ESTRADA DE FERRO, ESTAÇÃO, TRENS
-FENÔMENOS E CATÁSTROFES NATURAIS
-ORIGENS, HISTÓRIA E PROGRESSO
-PERSONAGENS POPULARES E COMUNS
Blog
O Jogador Onça em Itiúba
FUTEBOL
Autor: Fernando Pinto de Carvalho

O jogador Onça se destacou como um dos melhores zagueiros do Brasil nas décadas de 1960 e 1970, atuando pelo Bahia e pelo Flamengo do Rio de Janeiro. Ao longo de sua trajetória esportiva, também defendeu os clubes Fluminense de Feira de Santana, Sport do Recife e Sergipe de Aracaju, onde encerrou sua carreira em 1978.
Onça, natural de Santaluz, sempre teve um carinho especial por Itiúba e, sempre que podia, visitava a cidade, mesmo após alcançar a fama. Ele era muito amigo dos irmãos Margarida e Mário Rodrigues.
Lembro-me de suas chegadas sempre marcantes – dirigindo um carro, que acredito ser um Fusca, com a frase "O Onça Chegou" colada no vidro traseiro. Em uma dessas ocasiões, nos encontramos no restaurante do trem de passageiros que fazia o percurso Salvador-Juazeiro à noite. Ele estava acompanhado de um amigo, e juntos passamos a viagem conversando e bebendo cerveja, Ao chegar em Santaluz, Onça lá desembarcou, onde jogaria pela seleção local no dia seguinte, enquanto eu segui viagem até Itiúba.
Durante o trajeto, ele me confidenciou que, ao chegar à estação, iria direto para a fazenda de seu pai e que os moradores da cidade só saberiam de sua presença quando o vissem em campo, já vestindo a camisa da seleção. Tudo isso para evitar reclamações dos dirigentes da equipe adversária, pois, na época, ele já atuava profissionalmente.
Recentemente, ao ler sobre Onça na internet, fui tomado por lembranças dessa época. Infelizmente, o grande craque do passado enfrenta problemas de saúde devido ao mal de Alzheimer, além de dificuldades financeiras.
Desejamos a ele melhoras e o reconhecimento que merece.
(Nota do Autor: Onça faleceu em 7 de setembro de 2017 no Hospital do Aeroporto, em Salvador. O ex-futebolista sofria de Alzheimer, doença com a qual lutou por quase duas décadas. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Santaluz.)
Comentários
(0) Comentários...